Amizade é troca
Leandro Alves
Amizade não é de graça, implica uma troca entre você e uma pessoa.
Pode ser que você se una à uma pessoa por gostar de andar de bicicleta junto com ela, correr uma maratona, fazer uma viagem com ela, compartilhar impressões sobre livros e obras de arte, sair para dançar.
Em outras palavras, tem que haver de alguma forma uma troca. Um assunto em comum que te liga com esta outra pessoa, que cria um laço, que te leva a telefonar para ela, querer vê-la, encontrá-la.
Se não houver isso, não há amizade. Amizade é igual a uma planta. Se não regar, ela morre. Na pressa do dia a dia, na corrida para ganhar dinheiro, no afã de olhar o celular a cada meio segundo para ver notícias, a coisa mais fácil é que alguém esqueça de tomar conta dos amigos que reuniu ao logo da vida.
Por que será que acontece?
Um amigo não é como um amor, não requer exclusividade. Não existe uma exigência de que a você precisa vê-lo toda semana, que precisa estar com ele sempre, que você não possa ter outros amigos. Nada disso. Ser amigo é ter liberdade para viver a vida, para contar ao amigo depois.
Pessoalmente, acredito que muita gente compra gato por lebre e desaprende a ser amigo de verdade. Há pessoas, por exemplo, que acham que ser amigo é escolher um vídeo por semana, mandar para um grupo enorme de pessoas pelas redes sociais. Mentira. Outras acreditam que ser amigo é reunir pessoas nas redes sociais, postar de vez em quando o prato de comida que elas estão comendo, das viagens que fizeram, que basta para que chamem todos os seguidores de amigo. Mentira.
Amigo não é um ser coletivo, é individual. Existe uma troca particular para cada amigo. Há amigos que você viaja junto, mas é impossível contar com esse amigo para desabafar; outros amigos você troca impressões sobre livros, mas para fazer uma viagem esse amigo é um chato; há amigos que você encontra de seis e seis meses, mas é como se tivesse visto semana passada. Outros se sumirem uma semana, é muito.
Neste caso, não dá para entrar numa rede social e mandar mensagem para um monte de gente de uma vez achando que é u uma só. É preciso ligar individualmente para cada um, saber o tipo de troca que te liga a cada amigo em particular, saber ouvir e prestar atenção em cada um. Se isto te parece muito trabalho, babau amizade. Será praticamente impossível ser amigo de quem quer que seja.
Amizade é um entrelaçamento de almas. É prestar atenção em como o outro se sente. Para que os dois amigos possam olhar um para o outro e se reconhecerem depois.